top of page
Buscar
Farusca

Vou moer o meu café em casa… qual moedor escolher?

Atualizado: 1 de out.



Aroma de café especial moído na hora... maravilhoso! É quase impossível querer voltar a comprar café moído. Mas escolher um bom moedor pode não ser tão simples assim... são muitos tipos diferentes e preços também. Dá para nos deixar confusos na hora de escolher um :) Neste artigo, vamos te ajudar a conhecer um pouco melhor a diferença entre os moedores e as vantagens e desvantagens de cada um. Fica tranquilo, vai ficar mais fácil escolher 🙌!


A grande maioria de moedores disponíveis no mercado utiliza um dos dois sistemas de moagem: à lâmina ou à disco. Mas, qual a diferença? Vamos lá...


Moedores de Café à Lâmina:

Este tipo de moedor fatia os grãos de café em partículas menores ao invés de moê-los efetivamente. Eles se utilizam de algumas lâminas que giram muito rapidamente e a quantidade de tempo enquanto as lâminas giram determinam o quão fina será a sua moagem.


A grande vantagem de um moedor à lâmina é o seu preço. O valor por de ser 8-10 vezes menor do que um bom moedor elétrico à disco. Este tipo de moedor também é compacto e não precisa de muito espaço na cozinha ou na sua mala, se a intenção é colocar no kit para viagem.


Por outro lado, este tipo de moedor de café requer mais habilidade de quem o opera para ter um resultado de moagem consistente pois normalmente resulta em uma moagem com tamanho e forma de partículas desiguais, ou seja, um misto de partículas muito grossas, médias e outras muito finas. Esta inconsistência no tamanho das partículas resulta em um café desbalanceado que tende a ficar amargo e também, gera resíduo de pó de café muito fino na xícara, dependendo do método que você usar para extração.


Outra desvantagem do moedor de café à lâmina é que a fricção causada pelas lâminas rotacionando em alta velocidade aquecem área onde o café está sendo moído. Quanto mais as lâminas rotacionam sem pausa, maior o calor podendo ocasionar um sabor de queimado e amargo no seu café. (Spoiler alert: se você já tem um moedor à lâmina ou decicir por comprar um, o nosso próximo artigo trará dicas de como deixar o processo de moagem mais consistente:)


Moedores de Café à Disco:


Os moedores à disco são a melhor opção para você moer o seu café, quando falamos de qualidade, pois são projetados para gerar uma moagem uniforme. Eles de fato moem os grãos de café por um processo de compressão do grão entre duas superfícies duras e/ou ranhuradas até que elas atinjam o tamanho desejado. As desvantagens deste tipo de moedor são: 1) o preço, se você escolher uma versão elétrica ou 2) o tempo gasto para fazer a moagem, se você optar pela versão manual.


Existem algumas escolhas para serem feitas quando optamos por moedores de café à disco: 1) manuais e elétricos e 2) discos de cerâmica ou de metal.

Os moedores manuais são mais econômicos e são portáteis, perfeitos para viagens. Eles também são ótimos se você faz até uma xícara de café de café diariamente. Este tipo de moedor permite ajuste na altura do disco para produzir diferentes tipos de moagem de café com uma precisão bastante aceitável. Assim, você pode fazer diferentes tipos de moagem, conforme o método de extração que você escolha.


Mas, se você é um ávido consumidor de café e toma várias xícaras por dia, o melhor seria investir em um moedor à disco elétrico. Ele é mais rápido tanto para fazer a moagem como para os ajustes granulométricos.


Com relação ao material dos discos (metal ou cerâmica), alguns argumentam que o aço inox é mais afiado no início mas que a cerâmica, em contrapartida, mantém a afiação por mais tempo. Então, o mais importante não é o material do disco por si só mas a qualidade do moedor como um todo ou quão preciso é o seu design para produzir moagens consistentes. Uma forma simples de analisar é que máquinas melhores e mais duráveis tendem a ser mais pesadas porque têm menos componentes plásticos.


Ufa... técnico e um poquinho complicado mas esperamos ter ajudado na sua decisão de compra :)


Um pouco da nossa experiência... decidimos comprar os moedores à disco desde o início. Começamos com um moedor manual com disco de cerâmica. Buscamos um bom fabricante e decidimos por um modelo da Hario. Um ótimo investimento porque mesmo adqurindo o elétrico depois, o manual se tornou o moedor portátil, parte do kit de viagem.


Nosso moedor elétrico à disco é um Breville by Tramontina e nos atende muito bem. O Encore da Baratza também tem avaliações muito positivas de especialistas da área. Existem outras ótimas opções, além das duas que citamos acima, recomendamos sempre avaliar a qualidade do design e dos componentes do equipamento antes de decidir pela compra.


Quando você começa a moer o próprio café e sente aquele aroma tão especial de um café moído na hora, vai se perguntar como passou tanto tempo tomando café já moído:)


Observação: não recebemos nenhuma vantagem ou benefício para citar as marcas e ou modelos de equipamentos do artigo acima.

1.838 visualizações0 comentário

Assine a nossa newsletter aqui

  • Preto Ícone Facebook
  • instagram
  • Preto Ícone LinkedIn

©2019 FARUSCA COMERCIO DE CAFE EIRELI - CNPJ 33.661.027/0001-84

bottom of page